TENDA

Instalada entorno do paciente deitado no leito e com um sistema de exaustão e filtragem do ar de alta eficiência, a tenda complementa a segurança proporcionada pelas máscaras adaptadas durante a fisioterapia, funcionando como uma segunda barreira de proteção.

 

 

 

Além disso, ela aumenta a segurança dos profissionais de saúde o tempo todo, como por exemplo durante a alimentação ou mesmo repouso do paciente, evitando a disseminação de ar contaminado pelo vírus no ambiente hospitalar. O conceito da tenda nasceu nos hospitais de Manaus e o objetivo do Motirõ é evoluir suas especificações para maior eficiência, conforto e menor risco possível.


Como funciona

O sistema de exaustão é dimensionado com margens consideráveis que garantem um grande número de trocas de ar e que, combinadas com a arquitetura e construção da tenda, garantem pressão negativa em seu interior. Assim, impede-se que existam vazamentos do interior da tenda e, com isso, a saída do vírus, mentendo a equipe médica protegida.

 

 

Combinada com a pressão negativa da tenda, há um sistema de filtragem de alta eficiência (filtros HEPA) que garante que os vírus fiquem retidos, removendo pelo menos 99.97% das partículas de 0.3 mícron de diâmetro em suspensão, sendo ainda mais eficiente para partículas menores e maiores do que 0.3 mícron. O desempenho é garantido por 3 mecanismos de retenção: interceptação, impacto e difusão.

 

 

Testes e desafios

 

Após a identificação e a definição dos requisitos, buscamos ventiladores e filtros no mercado para construir um protótipo aperfeiçoado da tenda de Manaus, que permitiu testar algumas configurações do sistema de exaustão integradas à tenda. Veja alguns exemplos:

 

 

Além dos desafios técnicos, é fundamental que projeto seja de baixo custo, simples, leve, com pouco ruído e de fácil operação e manipulação, para que possa ser produzido em diversas regiões do país. Todo o trabalho foi voluntário e sem fins lucrativos e todos os resultados gerados relevantes e que não violem os segredos industriais de alguns colaboradores pode ser compartilhado.

 

Clique abaixo para acessar:

 

- Descritivo técnico completo das justificativas, desafios e requisitos

- Análises

- Testes (Planilha compactada)